Apneia do sono pode causar problemas comportamentais em crianças

Postado em 08/02/2018

Apneia do sono pode causar problemas comportamentais em crianças

Se o seu filho não anda dormindo bem, atenção! Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, acabam de divulgar os resultados de um novo estudo que concluiu que a má qualidade do sono pode estar ligada ao desenvolvimento de uma série de problemas comportamentais nas crianças.

Para chegar a essa conclusão, eles analisaram 263 crianças, de 6 a 11 anos de idade, acompanhando noites de sono, aplicando testes comportamentais e recebendo relatórios periódicos dos pais. Depois de cinco anos, notaram que o risco de desenvolver distúrbios de atenção, hiperatividade e dificuldade de aprendizado foi cinco vezes maior entre as que apresentaram crises isoladas de apneia (quando a pessoa para de respirar em alguns momentos enquanto dorme) em comparação com que as que não tiveram problemas durante o sono. Entre as que apresentaram crises constantes, o risco foi seis vezes maior.

“Este estudo oferece informações úteis para que os médicos orientem os pais sobre as opções de tratamento para crianças com apneia. Os professores também devem ficar cientes desses resultados para entenderem que ela pode contribuir com problemas dentro da sala de aula”, disse, em nota, Michelle Perfect, uma das autoras do texto.

 

 

Outras Notícias

 

O que fazer para combater o piolho?
Postado em 20/10/2018

O piolho é minúsculo, mas poderoso. Capaz de provocar coceira intensa e, com ela, o início de uma infecção que irá comprometer a saúde da criança, se não for combatida de modo adequado. E o pior é que ele vem atormentando a hum...
leia mais »

Erros que os pais cometem ao colocar os filhos para dormir
Postado em 13/10/2018

Como todos os comportamentos do ser humano, o sono precisa ser ensinado ou condicionado. Criar certos hábitos pode acostumar mal a criança ou aumentar sua dependência dos pais. Listamos os principais erros que os casais cometem quando o assunto é hora de dormir:

...
leia mais »

5 distúrbios do sono das crianças
Postado em 03/10/2018

Despertar noturno: Você acorda no meio da noite com seu filho chorando e gritando, mas quando chega perto, ele parece ainda estar dormindo. Não se assuste, isso é apenas um despertar noturno. “Até os 3 anos a criança manifesta que acordou em média du...
leia mais »